Visitando Khajuraho

O Arhanta Yoga Ashram se encontra nas aforas da antiga cidade de Khajuraho no estado de Madhya Pradesh. Os arredores do Ashram são perfeitos para passear tranquilamente através das montanhas, desfrutar da beleza da natureza e contemplar o amanhecer. Embora o primeiro que se vem à mente ao pensar em Khajuraho são seus templos com suas eróticas esculturas, esta região tem muito mais que oferecer.

Khajuraho

A Vila de Khajuraho se encontra a 395 km ao sudeste de Agra e está rodeado das belas montanhas de Chatarpur. Apesar de Khajuraho por si só já ser um destino muito popular entre os turistas, também acumula vinte e dois templos famosos que são exemplos pela sua arquitetura e arrojada proposta artística. Os templos foram declarados como patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986. Os mais conhecidos são: Templo Kandariya Mahadeya, Templo Lakshmana e Templo Devi Jagadambi.

Khajuraho satisfaz as necessidades de cada turista Para aqueles que querem se aprofundar na parte atual e cultural da região, Khajuraho  nos convida a descobrir seus tesouros escondidos tais como as muralhas, palácios e museus. Aos amantes da vida selvagem existem lagos surpreendentes, cachoeiras impressionantes e formações rochosas que vão encantar aos amantes da natureza. Para os mais temerosos existem parques nacionais onde você pode encontrar animais exóticos.

Khajuraho é também um destino perfeito para os turistas que buscam se desconectar do agitado ritmo de vida da cidade, graças a seus abundantes lugares tranquilos onde é possível contemplar e esvaziar a mente para desfrutar do momento presente.

Abaixo você pode encontrar exemplos de alguns dos maravilhosos lugares para visitar em Khajuraho:

Lagos de Benisagar e Ranguan

O lago Benisagar se encontra a 11 km de Khajuraho e o lago Ranguan a 25 km.
Ambos lagos dispõem de instalações para embarcações e são perfeitos para desfrutar de um piquenique. O lago Benigasar perto do rio Khudar oferece uma vista maravilhosa dos arredores. O lago Ranguan é um bom lugar para desfrutar do entardecer ou passar a noite.

Cachoeiras de Raneh

A 20 km de Khajuraho as cachoeiras de Raneh são muito conhecidas por suas incríveis formações rochosas no rio Ken. Além do cânion de granito cristalino – que é de 5 km de comprimento e cerca de 100 metros de profundidade, em vários tons de rosa, vermelho e cinza – existem várias cachoeiras sazonais na área arborizada tornando-se um lugar perfeito para organizar um piquenique.

Reserva natural Ken Gharial

Apenas a 24 km de Khajuraho a reserva natural Ken Gharial é o melhor lugar para poder ver o crocodilo gavial, característico pelo seu focinho longo e estreito, em seu hábitat natural. Aparentemente suas terríveis mandíbulas parecem dispostas a nos engolir de uma só vez, apesar de isso não corresponder à natureza pacifica do comportamento desses crocodilos. Mesmo assim por precaução é melhor manter a distância.

Palácio de Rajgarh

A 25km de Khajuraho, o palácio de 150 anos de idade se localiza aos pés das colinas de Maniyagarh. O palácio, que também é conhecido como Khajuraho Fort Palace, foi construído pelo Rei Shatrujit Bundela e nos brinda com uma mostra do estilo arquitetônico do estilo Bundela.

As cachoeiras de Pandava

Apenas a 30 km de Khajuraho podemos encontrar as belas cachoeiras de Pandava. Contam com uns 30 metros de altura localizadas em um afluente do Rio Ken. As cachoeiras de Pandava devem seu nome aos irmãos Pandava do poema épico Mahabharata que passaram boa parte do seu exílio ali. Restos das cavernas e santuários que celebram a lenda podem ser vistos ao redor da piscina que se encontra a seus pés. As cachoeiras de Raneh se encontram nas proximidades.

Parque Nacional de Panna

Uma viagem em carro de 30 minutos nos levará desde Khajuraho ao famoso e esplêndido Parque Nacional de Panna. Esta região é rica em animais selvagens e entre suas maravilhas podemos encontrar leopardos, lobos, javalis, ursos selvagens, ursos preguiçosos e raposas índias. Sua exuberante natureza conta com vistas panorâmicas do santuário e seus vales verdes e serenos. Devido ao clima quente do verão este parque fecha suas portas de junho a outubro.

Forte de Ajaygarh

A 80 km da capital de Khajuraho se localiza o Forte de Ajaygarh, situado a altura de 688m. Este forte permaneceu como a capital de Chandelas durante os tempos obscuros antes de se terminar seu reinado. Está rodeado pelas belas colinas de Vindhya que oferecem vistas espetaculares do Rio Ken. O Forte se destaca em cima de uma colina no distrito de Panna e é facilmente acessível desde Khajuraho.

Forte de Kalinjar

A 100 km de Khajuraho se encontra o forte de Kalinjar que se remonta ao período de Gupta, conquistado pelo governante de Chandela Shri Yashovaran no século X. O forte está localizado em uma colina rochosa isolada ao final da serra de Vindhya e conta com vários templos que datam os tempos da dinastia Gupta, entre os séculos III e V.